Censo: nº de alunos matriculados no turno complementar cresce na Bahia
05/01/2026
(Foto: Reprodução) Salesianos Bahia oferece turno complementar desde 2011, com modelo pedagógico exclusivo
Divulgação
Os dados mais recentes do Censo Escolar de 2024, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam para mudanças significativas na educação básica do Brasil. Um dos tópicos de destaque é o crescimento no número de matrículas no ensino integral ou turno complementar, tanto na rede pública como na privada, que já ultrapassa 9 milhões.
No comparativo com 2023, os números mais expressivos ficam com a rede pública. Foram mais de 7,9 milhões de matrículas divididas entre educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, representando um avanço de 8,5%. O maior crescimento foi registrado no ensino médio, 11,6%.
Na rede privada, a modalidade de ensino integral também cresceu, porém com números mais tímidos. Foram cerca de 1,2 milhão de matrículas em 2024, um crescimento de 4,7% em relação ao ano anterior. Os dados revelam uma maior procura pela modalidade na educação infantil, com 39,5% das matrículas, seguido pelo ensino médio, com 11,9%.
Júlia, estudante do 3º ano do Salesianos Bahia, frequenta a modalidade desde 2024. Sua mãe, Laís Santos, conta que um dos fatores determinantes para a escolha do turno complementar foi a necessidade de conciliar horários de trabalho e outras atividades com a rotina da filha, com a tranquilidade de saber que ela estaria em um ambiente seguro e educativo. Mas os resultados foram além.
“Percebi melhoras, em especial na autonomia e socialização. Júlia se adaptou à rotina e interage bem com crianças de diversas idades e adultos. Além disso, as aulas de inglês foram importantes para melhorar suas habilidades. Também a sinto mais focada, provavelmente por ficar mais tempo do dia longe de telas como celular e televisão, e ativa, por conta das atividades esportivas”, contou.
Após dois anos na modalidade, Laís percebe o turno complementar do Salesianos Bahia como uma oportunidade de oferecer às crianças e adolescentes um acompanhamento pedagógico contínuo, com rotina equilibrada e alimentação saudável, estímulo ao desenvolvimento de habilidades e visíveis melhoras no desempenho escolar e social.
“Além disso, as crianças se divertem com os colegas de formas benéficas, através de jogos e brincadeiras, longe das telas”, concluiu.
Melhor desempenho
Dados do Anuário da Educação, estudo organizado pelo Todos da Educação, apontam que o número de crianças matriculadas no período integral na Bahia, na rede privada, escalou nos últimos 10 anos. Se em 2014, o percentual era de 9,7% de matrículas na educação infantil, em 2024 esse percentual chega a 17,8%. No ensino médio o salto é de 4,5% para 14,8%.
Dinâmicas do turno complementar envolvem ludicidade, recursos tecnológicos e projetos que favorecem o protagonismo dos estudantes
Divulgação
Para Martha Lobo, Supervisora Pedagógica do Turno Complementar dos Salesianos Bahia, esse salto representa uma maior percepção dos benefícios do turno complementar para o desenvolvimento dos estudantes, desde garantir maior produtividade e assistência pedagógica; promover o desenvolvimento integral nas instâncias de socialização, convivência e aprendizagens; até a oferta de um ambiente acolhedor e profissionais que transmitem competência, acompanhamento, confiança e apoio.
“Quando vão optar pelo turno complementar, um dos tópicos questionados pelos pais é quanto aos estímulos e recursos que a escola oferece para que as crianças correspondam e construam a autonomia necessárias na realização das atividades durante a carga horária proposta”, elencou.
Em geral, na modalidade de ensino integral ou turno complementar, os alunos permanecem em atividades presenciais por, pelo menos, 7 horas diárias ou 35 horas semanais, quase o dobro das escolas parciais (4 horas diárias).
O turno complementar dos Salesianos Bahia, que atende crianças da educação infantil e ensino fundamental, foi implementado na instituição em 2011 e desde então é aprimorado adequando-se às necessidades e expectativas dos pais e dos alunos. Na grade estão atividades como oficinas de literatura, educação financeira e meio ambiente, atividades de robótica, artes (música, teatro, expressão corporal), além de língua inglesa e modalidades esportivas, definidas a cada início de ano.
Para os pais, a tranquilidade e segurança estão refletidos também na alimentação saudável e balanceada que é servida às crianças. O cardápio, elaborado por nutricionista, leva em consideração a formação de bons hábitos alimentares e para isso as crianças são envolvidas no processo, através de oficinas e outras atividades, como a preparação de receitas e piqueniques.
“A dinâmica das atividades extracurriculares propostas à tarde, tendo em vista a ludicidade, os recursos tecnológicos e a implementação dos projetos que embasam a proposta pedagógica e de formação continuada dos nossos estudantes, favorecem a integração contínua e a riqueza do protagonismo, tão expressado, positivamente, por eles”, elencou.
Como resultado, além de melhor desempenho nas disciplinas da grade curricular, pais e professores constatam uma maior integração das crianças do turno complementar com a comunidade escolar, estabelecendo vínculos fortes de familiaridade e cuidados recíprocos.
“Os pais são comunicativos e pontuais no reconhecimento e valor do trabalho promovido aos seus filhos ao constatarem os avanços que as crianças empregam em suas ações, resoluções, bem como em aspectos vivenciados em atitudes e valores. A fala que ‘o Turno Complementar é a extensão da família’ é trazida com frequência, com isso fica a certeza de que a presença da escola na vida das crianças enfatiza a nossa missão Salesiana em sua história de vida”, concluiu.