Dez pessoas são presas em operação contra tráfico internacional de drogas e
lavagem de dinheiro na Bahia
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Dez pessoas são presas em operação contra tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro na Bahia
Polícia Federal
Dez pessoas foram presas nesta quarta-feira (10), durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro no extremo sul da Bahia.
Segundo informações da Polícia Federal (PF), as investigações apontaram a existência de um grupo criminoso especializado no envio de cocaína para a Europa, através de embarcações pesqueiras, tendo o extremo sul da Bahia como ponto estratégico e recorrente de apoio logístico.
Além das prisões, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares, entre elas o bloqueio de valores em contas bancárias de até R$ 50 milhões.
De acordo com a PF, as investigações começaram após uma embarcação pesqueira que saiu do sul da Bahia ser apreendida na região de Cabo Verde, com aproximadamente 1.600 quilos de cocaína, em dezembro de 2024.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A PF informou ainda que chamou a atenção dos investigadores que alguns pescadores e empresários do ramo de embarcações pesqueiras se transformaram em empresários do tráfico internacional de drogas, utilizando o conhecimento técnico que possuem sobre navegação e rotas marítimas em favor das atividades criminosas.
A investigação teve o apoio direto da Europol e conta com cooperação jurídica internacional com Cabo Verde e com países da Europa, como Portugal, Espanha e França.
Nesta quarta, foram apreendidos veículos, celulares e outros bens, que serão submetidos à análise.
A Polícia Federal informou que as investigações seguem com o objetivo de identificar todos os autores e demais envolvidos nas ações criminosas, além de aprofundar a análise das estruturas financeiras utilizadas para a lavagem dos recursos provenientes do tráfico internacional de drogas.
LEIA TAMBÉM:
Mulher é presa por suspeita de aplicar golpes de emprego em pelo menos 300 pessoas na Bahia
Mais 60 celulares e ampolas de medicamento com princípio ativo do Mounjaro são apreendidos em ônibus de turismo na Bahia
Homem é procurado pela polícia suspeito de se passar por advogado e causar prejuízo de R$ 35 mil em vítimas na Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 📺