Documentário da TV Bahia sobre o bloco afro Ilê Aiyê vence Prêmio Rede Globo
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Documentário 'Ilê Aiyê: a casa do mundo' ganha prêmio Rede Globo
O documentário "Ilê AIyê: A Casa do Mundo" venceu o Prêmio Rede Globo na categoria "Melhor Programa Especial ou de Temporada". A premiação aconteceu na quinta-feira (11).
Responsável pela coordenação e roteiro do longa, o jornalista Alexandre Lyrio celebrou a conquista e destacou a importância de documentar a história do primeiro bloco afro do mundo.
"Foi o trabalho mais importante que já fiz, resultado de muita pesquisa, sensibilidade e paixão pelo jornalismo. Além de uma equipe impecável que fez o máximo para entregar um conteúdo à altura do Ilê Aiyê e de sua mentora, Mãe Hilda Jitolu", destacou.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Documentário da TV Bahia sobre o bloco afro Ilê Aiyê vence Prêmio Rede Globo
Arquivo Pessoal
O projeto contou ainda com coordenação e reportagem de Ricardo Ishmael, edição e pesquisa de Sheliane Silva e edição de imagens de Gabriel Paz.
Para Sheiliane, participar do projeto foi um presente. Ela destacou ainda que o Ilê AIyê não é apenas um bloco de carnaval; é também um projeto de transformação de vidas.
"Foi um projeto grandioso feito por muitas mãos. Ter participado desse projeto me qualifica enquanto mulher negra. [O documentário tem] uma narrativa que fala de liberdade, de superação, de religiosidade, de combate ao racismo e de combate à intolerância religiosa", disse.
"Ilê Aiyê: a casa do mundo"
Arquivo Pessoal
O longa reúne registros inéditos e relembra a trajetória da entidade, que é símbolo da cultura baiana no mundo, da resistência do povo preto e da luta contra o racismo.
A equipe de jornalismo da TV Bahia ouviu quase 60 pessoas, entre anônimos e famosos, que buscaram nos seus arquivos e lembranças os melhores momentos e relatos sobre o sobre o "Mais Belo dos Belos".
Entre as participações estão nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Lazzo Matumbi, Carlinhos Brown, Mãe Hildelice e Vovô do Ilê. O casal de atores Lázaro Ramos e Taís Araújo também está no elenco, com narrações de trechos.
O material destaca, ainda, o protagonismo das mulheres do Ilê, especialmente Mãe Hilda de Jitolu, mãe de Vovô e ialorixá do terreiro Ilê Axé Jitolu, onde tudo começou. Falecida em 2009, ela foi a mentora do bloco e de todos os projetos sociais desenvolvidos pela entidade.
LEIA TAMBÉM:
Ilê Aiyê celebra 50 anos de resistência e tradição em Salvador
Se não fosse o Ilê Aiyê: bloco afro mais antigo do país celebra 50 anos; veja curiosidades sobre a história de resistência
Livro que retrata o surgimento do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, é lançado em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻