Esquema de tráfico e distribuição de maconha no Natal: o que se sabe sobre operação da polícia contra influenciadora 'ervoafetiva'
23/10/2025
(Foto: Reprodução) Operação da polícia combate tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
A influenciadora digital Melissa Said é procurada pela Polícia Civil por tráfico interestadual de drogas. A operação "Erva Afetiva" foi deflagrada na quarta-feira (22) e prendeu outras três pessoas envolvidas no esquema.
Durante as investigações, a polícia descobriu que a influenciadora distribuiu kits de maconha no Natal e repassava drogas para seguidores. Nesta reportagem, o g1 explica o que se sabe sobre a operação.
Quem é Melissa Said?
Por quais crimes ela é investigada?
A operação cumpriu quantos mandados de busca e apreensão?
Houve presos?
Quem é Melissa Said?
Influenciadora com mais de 300 mil seguidores é alvo de operação contra tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
A baiana se autodenomina como "ervoafetiva" e tem mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, onde costuma postar conteúdos relacionados a maconha.
Melissa é embaixadora do grupo "Bem Bolado Brasil", marca de sedas que atua no ativismo cannábico. Em nota, a empresa informou que "apura os fatos com cautela, adotando todas as medidas cabíveis de forma responsável e transparente". (Veja a nota completa ao fim da reportagem)
Influenciadora é viúva de blogueiro que produzia conteúdo sobre maconha
Por quais crimes ela é investigada?
Influenciadora com mais de 300 mil seguidores é alvo de operação contra tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Melissa é investigada por ser articuladora de um esquema de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. Ela é considerada o principal alvo da "Operação Erva Afetiva".
As investigações, iniciadas em 2024, indicam que ela incentivava o transporte e o consumo de drogas, orientando seus seguidores sobre como despistar a atuação policial durante viagens e deslocamentos.
A polícia informou que, nas plataformas digitais, Melissa fazia apologia ao uso de entorpecentes e utilizava seu alcance para comercializar maconha, com fornecedores identificados na Bahia e em São Paulo.
As apurações ainda apontam que ela comprava a droga e repassava a alguns seguidores, através de contatos em redes sociais.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, Melissa distribuiu “kits” com cigarros de maconha nas ruas, em ato de autopromoção.
A operação cumpriu quantos mandados de busca e apreensão?
Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Bahia e em São Paulo. Apesar disso, a Polícia Civil não detalhou os locais onde esses mandados foram cumpridos, nem o total de itens apreendidos.
Houve presos na operação?
Ao todo, três pessoas foram presas, sendo duas em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, e uma em São Paulo.
Os dois presos em Lauro de Freitas tinham mandados de prisão em aberto. Os nomes deles não foram divulgados.
A pessoa presa em São Paulo não tinha mandado de prisão em aberto. Ela foi presa em flagrante por tráfico de drogas, após ser encontrada com drogas durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
Com ela, foram apreendidos: 1,4 kg de maconha tipo “skank”, 270 gramas de haxixe, além de porções de maconha comum, balanças de precisão, embalagens plásticas, celulares, cartões e dois veículos com indícios de utilização na atividade criminosa.
Pronunciamento da marca
Confira na íntegra o posicionamento da marca "Bem Bolado", da qual Melissa é embaixadora:
"A Bem Bolado Brasil acompanha com atenção as recentes notícias envolvendo uma de suas embaixadoras, Melissa Said. No momento, a marca apura os fatos com cautela, adotando todas as medidas cabíveis de forma responsável e transparente.
A Bem Bolado reafirma seu compromisso com a legalidade. Pautada pela educação, transparência e boas práticas, a Bem Bolado atua no campo do ativismo canábico responsável, promovendo o diálogo, a informação e o debate sobre o avanço de políticas de regulação sempre dentro dos marcos legais e com ética. Todas as suas colaborações são conduzidas dentro da lei, por meio de contratos formais, sempre alinhados ao propósito de informar e reduzir danos".
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻