Incêndio atinge vegetação após homem colocar fogo em sofá e chamas se espalharem na Bahia
15/07/2025
(Foto: Reprodução) Incêndio de grandes proporções é registrado no oeste da Bahia
Um incêndio atingiu uma área de vegetação em Barreiras, no oeste da Bahia, na noite de segunda-feira (15), após um homem colocar fogo em um sofá. As chamas se alastraram por causa da estiagem que costuma atingir a região entre julho e outubro. (Veja vídeo acima)
Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionados para combater as chamas, na rua do Cerrado, no bairro Morada da Lua. Ao chegarem no local, os bombeiros que o fogo estava se alastrando rapidamente pela serra e se aproximando de casas.
Com uso de soprador e mochilas costais, os bombeiros conseguiram combater as chamas e ninguém ficou ferido. Na manhã desta terça-feira (15), brigadistas e equipes do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), estiveram no local.
Entre os meses de julho e outubro, o oeste baiano costuma enfrentar estiagem. A combinação entre falta de chuva, ventos fortes e altas temperaturas provoca ocorrência de incêndios florestais na região.
Isto acontece, principalmente, por causa do calor, pois as altas temperaturas causam ressecamento da vegetação, e consequente queda de material orgânico no solo.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em toda a Bahia, 281 focos de incêndios foram registrados no mês de julho, até segunda-feira (14). A cidade que mais registrou queimadas foi Formosa do Rio Preto, na região oeste, com 38 queimadas.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio de grandes proporções atinge área de vegetação no oeste da Bahia; fogo chegou em fazendas
Gavião é resgatado em incêndio florestal no oeste da Bahia
Incêndio atinge área de vegetação em Barreiras, no oeste da Bahia
Nesta terça-feira (15), a temperatura pode chegar a 31ºC em Barreiras, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Incêndio provocado por sofá em chamas atinge vegetação em Barreiras, no oeste da Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Chamas se alastraram por causa da estiagem que costuma atingir a região entre julho e outubro
Reprodução/TV Oeste
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻