Início das obras em junho de 2026 e entrega em cinco anos: o que se sabe sobre a construção da ponte Salvador-Itaparica
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Projeto da Ponte Salvador-Itaparica mostra novos acessos viários na capital e em Vera Cruz
A Ponte Salvador–Ilha de Itaparica começará a ser construída em junho de 2026 e o prazo final de entrega é junho de 2031. O projeto foi apresentado pelo Governo do Estado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quarta-feira (17).
Segundo o governo do estado, além da construção da ponte, algumas obras anexas serão feitas. Em Salvador, serão implantados túneis e viadutos que permitirão a conexão da Ponte com a Via Expressa, além das avenidas Jiquitaia e Engenheiro Oscar Pontes.
O projeto também conta com uma nova rodovia em Vera Cruz e a duplicação de trechos da BA-001.
Projeto da Ponte Salvador-Itaparica mostra novos acessos viários na capital e em Vera Cruz; veja imagens em 3D
Com 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, a estrutura será a maior da América Latina sob lâmina d’água e vai se conectar na região do Terminal Marítimo São Joaquim (Ferry-Boat) e, no município de Vera Cruz, à região da Gameleira.
Veja abaixo o que se sabe sobre a construção da ponte:
Quando começa a ser implantada a plataforma provisória do projeto?
Em que fase está a construção da ponte?
Como o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica é composto?
Quais são as etapas da obra?
Qual o investimento total para a construção da ponte?
Qual a estimativa de geração de empregos?
Qual o papel estratégico esperado pelo governo na integração logística?
1. Quando começa a ser implantada a plataforma provisória do projeto?
Segundo o governo baiano, a plataforma provisória do projeto, que engloba o Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica, está programado para começar em maio de 2026. A estrutura levará cerca de um ano para ser concluída, e será construída em paralelo com a ponte.
2. Em que fase está a construção da ponte?
De acordo com o superintendente de planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias, a construção está na fase de licenciamento.
Um procedimento que é previsto nessa fase são as escutas às comunidades tradicionais da ilha e, além disso, a apresentação de estudos e demandas do Instituto de Meio Ambiente (Inema), que é o titular desse licenciamento.
"Acreditamos que estamos dentro do cronograma, pois devemos iniciar as obras da ponte, propriamente dita, em junho de 2026, e antes disso devem já haver aí as mobilizações de canteiros, início da execução da plataforma de apoio provisória, que vai possibilitar que a gente consiga cumprir esse prazo de construção e entrega da ponte", afirmou.
3. Como o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica é composto?
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será composto por cinco techos:
Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;
Trecho 2 – Ponte Salvador-Ilha de Itaparica;
Trecho 3 – Ligação da ponte à nova variante na Ilha;
Trecho 4 – Nova Variante Rodoviária na Ilha de Itaparica (desvio de Mar Grande);
Trecho 5 – Recuperação e duplicação de Trecho da BA-001 existente, desde a Nova Variante Rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.
4. Quais são as etapas da obra?
Projeto da ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica
Divulgação/Concessionária Ponte Salvador-Itaparica
O primeiro passo para iniciar o canteiro de obras é o serviço de sondagem. Em seguida, começa o processo de construção, que tem duração prevista de 60 meses e conceberá quatro trechos.
O novo sistema rodoviário contará ainda com duas praças de pedágio: uma na cabeceira da ponte e outras nas proximidades da Ponte do Funil, ambas em Vera Cruz.
Trecho 1: Acessos viários em Salvador
Novos acessos viários em Salvador
CPSI
Serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa;
De acordo com o governo, após estudos de tráfego, essa região foi definida por ter condições de absorver o fluxo de veículos da ponte, para não sobrecarregar o trânsito no local.
Novos acessos viários em Salvador
CPSI
Trecho 2: Construção da Ponte Salvador-Itaparica
Construção da Ponte Salvador-Itaparica
CPSI
Terá três faixas por sentido e uma barreira de segurança que vai organizar o fluxo de veículos confirme a demanda;
O vão principal terá 85 metros de altura por 482 de extensão. O governo afirmou que a dimensão foi feita levando em consideração o tráfego marítimo esperado para os próximos 50 anos e os maiores navios do mundo.
Construção da Ponte Salvador-Itaparica
CPSI
Trecho 3: Acessos viários na Ilha de Itaparica
Será construída uma nova via expressa com 22 km, que vai conectar a ponte na região de Mar Grande até as proximidades de Cacha Pregos;
O governo afirmou que a estrada foi pensada para garantir a fluidez do tráfego na BA-001.
Nova via expressa com 22 km vai conectar a ponte na região de Mar Grande até as proximidades de Cacha Pregos
CPSI
Trecho 4: Duplicação de 8 km na BA-001
O trecho que será duplicado começa em Cacha Pregos e vai até o início da Ponte do Funil.
5. Qual o investimento total para a construção da ponte?
O governo afirma que a obra tem um investimento previsto de cerca de R$ 10 bilhões. A construção será feita a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC).
Os grupos foram responsáveis pela construção da maior ponte do mundo, com 55 km, que liga Hong Kong a Macau, na China. O contrato estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.
6. Qual a estimativa de geração de empregos?
Com a construção do Sistema Rodoviário, estima-se a geração de sete mil empregos diretos e o benefício direto a cerca de 10 milhões de baianos em aproximadamente 250 municípios.
O governo considera que o projeto representa um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de diversas regiões, promovendo o desenvolvimento a partir da atração de novos empreendimentos nos setores de logística, indústria, comércio, serviços, mercado imobiliário e turismo.
7. Qual o papel estratégico esperado pelo governo na integração logística?
O Governo da Bahia acredita que a criação da ponte vai facilitar a produção de diversos setores no oeste da Bahia a se aproximar do Porto de Salvador.
O governo afirma ainda que destinos turísticos do sul e do baixo-sul estarão mais próximos da capital baiana através da conexão da BR-101 e da BA-001 com a estrutura. Também é esperado o transporte de produtos e pessoas pelas BR 116 e 242 a partir da conexão com a ponte.
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