Mais de 600 obras de artistas negros são devolvidas ao Brasil na considerada maior repatriação já realizada no país
26/01/2026
(Foto: Reprodução) Mais de 600 obras de artistas afro-brasileiros são repatriadas
Divulgação
O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), localizado no Centro Histórico de Salvador, anunciou nesta segunda-feira (26) a maior repatriação de obras de arte já realizada no Brasil.
Ao todo, 666 peças de artistas afro-brasileiros, que integravam uma coleção privada de duas estadunidenses ao longo de mais de 30 anos, passaram a compor o acervo da instituição.
As obras chegaram a Salvador no dia 12 de janeiro, após processo logístico internacional, que envolveu embalagem especializada, adequação às normas de conservação museológica, trâmites alfandegários e transporte técnico especializado.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
O evento que marcou o anúncio contou com a presença de autoridades, como a ministra e cantora Margareth Menezes, o presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues, e a presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo o Muncab, as peças foram doadas pelas colecionadoras. Pinturas, esculturas, fotografias, xilogravuras, arte sacra, gravuras, estampas e outras tipologias integram o acervo.
Entre os artistas presentes na coleção estão nomes fundamentais da produção afro-brasileira, como J. Cunha, Goya Lopes, Zé Adário, Lena da Bahia, Raimundo Bida, , Sol Bahia, Manoel Bonfim, entre muitos outros, abrangendo diferentes gerações, territórios e linguagens artísticas.
Para o museu, a repatriação representa um marco para o campo das artes visuais, da museologia e da cultura brasileira, ao reverter o fluxo histórico de saída, apagamento e dispersão de obras produzidas por artistas negros, muitas vezes excluídos dos circuitos institucionais, do mercado e da historiografia oficial da arte.
LEIA MAIS:
Projeto que dá rosto e voz a pessoas que foram escravizadas na Bahia vira exposição em Salvador; conheça iniciativa
Exposições que celebram ancestralidade e memória das diásporas africanas entram em cartaz em Salvador
Roteiro 'afro-baiano': Conheça museus soteropolitanos que contam a história a partir da influência africana
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻