Morre médico Baldoíno Lopes de Azevedo, fundador de organização beneficente e ex-secretário de Assistência Social em Itabuna
23/12/2025
(Foto: Reprodução) Morre em Itabuna o médico Baldoíno Lopes de Azevedo
O médico Baldoíno Lopes de Azevedo morreu, aos 85 anos, na noite da segunda-feira (22), na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Ex-secretário de Assistência Social da cidade, ele também foi responsável por criar uma fundação beneficente que atende idosos e crianças no município.
Segundo apuro a TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, o baiano tratava um câncer de próstata e não resistiu a complicações da doença. O óbito foi confirmado no Hospital Calixto Midlej Filho, onde estava internado.
O corpo de Boldoíno foi velado ao longo desta terça-feira (23), em um memorial do município, e será sepultado no final da tarde, no Cemitério Campo Santo, também em Itabuna. O médico deixa esposa e três filhos.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Natural de Jequié, no sudoeste do estado, o médico morava há mais de 30 anos na cidade, onde atuava como clínico geral e médico patologista.
Morre médico Baldoíno Lopes de Azevedo, em Itabuna
Reprodução/TV Santa Cruz
Assumiu a pasta da Assistência Social em 1990, seguindo cuidando da população mesmo depois do cargo. Atualmente, a Fundação Dr. Baldoíno Lopes mantém uma creche-escola e um lar para idosos.
"Ele sempre foi uma pessoa simples, de família simples, mas que sempre gostou de ajudar o outro. Ele via o outro como alguém que ele poderia sempre dar o seu melhor", disse Bernadete Amaral, coordenadora da Fundação Dr. Baldoíno Lopes.
"Ele sempre tinha uma palavra de apoio. Sempre", completou.
LEIA MAIS:
Morre Carlos Libório, primeiro diretor de Jornalismo da TV Bahia e criador do termo 'Ba-Vi'
Professora morre após carro em que estava capotar em estrada do sul da Bahia
Ex-prefeito de cidade da Bahia morre aos 86 anos
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻