Policiamento é reforçado em cidade da BA após confronto em assentamento que terminou com morte de pai e filho
29/10/2025
(Foto: Reprodução) Pai e filho morrem durante conflito entre indígenas e assentados na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
O policiamento foi reforçado na região da Associação Córrego da Barriguda, localidade conhecida como Pedra Mole, em Itamaraju, no extremo sul da Bahia, nesta quarta-feira (29). A decisão acontece após pai e filho morrerem na terça-feira (28), durante um conflito entre indígenas e assentados.
O reforço no patrulhamento será feito pelas Polícias Militar e Civil, além de equipes da Força Nacional, que estão na região desde abril deste ano. O objetivo é prevenir ações criminosas, garantir a integridade da população e preservar patrimônio público e privado nos territórios indígenas e propriedades rurais.
Rondas serão realizadas nas áreas de conflito agrário localizadas entre Itamaraju e Porto Seguro, também no extremo sul da Bahia.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Policiamento é reforçado em cidade da BA após confronto em assentamento que terminou com morte de pai e filho
Divulgação SSP
Pai e filho morrem durante conflito em Itamaraju; quatro suspeitos foram presos
Pai e filho morreram e uma terceira pessoa ficou ferida na manhã de terça-feira (28), durante um conflito entre indígenas e assentados na região da Associação Córrego da Barriguda, também conhecida como "Pedra Mole", em Itamaraju, no extremo sul da Bahia. Quatro pessoas foram presas suspeitas de participar da invasão do assentamento.
As duas pessoas que morreram foram os assentados Amauri Sena dos Santos, de 37 anos, e Alberto Carlos dos Santos, de 60. Já Joabson Lima Alves dos Santos, que também é filho de uma das vítimas, foi socorrido e levado para um hospital da região. O estado de saúde dele é considerado grave.
Conflitos de indígenas em assentamento em Itamarju
Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que foram apreendidos com o trio de suspeitos uma pistola, espingardas, carregadores, munições e um veículo. Os homens foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma. O quarto suspeito de participar do crime confessou o envolvimento na ação e afirmou ter sido recrutado por um mandante. Ele foi autuado pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, duplo homicídio e tentativa de homicídio.
Ainda segundo informações da PM e do coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Cacique Aruã Pataxó, o confronto aconteceu durante uma tentativa de "retomada de área" feita por indígenas, dentro dos limites da terra Pataxó Barra Velha do Monte Pascoal.
Duas pessoas morrem e uma fica gravemente ferida durante conflito entre indígenas e assentados na Bahia
Divulgação SSP
O território é identificado e delimitado pela Funai desde 2008. A área fica entre a BR-101 e o Parque Nacional do Monte Pascoal.
O Assentamento Córrego da Barriguda é um projeto de reforma agrária criado na década de 90, onde moram 36 famílias.
Equipes da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Força Integrada foram enviadas para a região e reforçaram a segurança no local.
O caso será investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itamaraju. Os autores dos disparos não foram identificados até a última atualização desta reportagem.
Duas pessoas morrem e uma fica gravemente ferida durante conflito entre indígenas e assentados na Bahia
Reprodução/TV Bahia
LEIA TAMBÉM:
Ao menos 16 suspeitos da Bahia são presos em megaoperação no Rio de Janeiro; um morto foi identificado
Suspeito morto em megaoperação no Rio de Janeiro tinha bandeira da Bahia em fuzil
'Igreja de Ouro' tem obras prorrogadas em Salvador; atividades começaram após desabamento matar turista
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻