Proteção à mulher: saiba como acessar serviços ofertados nos circuitos do carnaval de Salvador
13/02/2026
(Foto: Reprodução) Proteção à mulher: saiba como acessar serviços ofertados nos circuitos do carnaval de Salvador
Isabela Bugmann/Governo da Bahia
A folia segue até a próxima terça-feira (17) em Salvador e os foliões poderão acessar uma série de serviços voltados para a proteção da mulher nos principais circuitos da cidade.
Em diferentes pontos do Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico), as folionas poderão utilizar estandes de apoio, assim como acionar acolhimento imediato durante o trajeto.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Botão Lilás
Promovido pela Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), a iniciativa "Botão Lilás" cria um caminho direto entre o folião e as forças de segurança.
A ação funciona através do número de WhatsApp (71) 98791-3420, está diretamente ligado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Através dele, a vítima pode acionar diretamente agentes da GCM, Polícia Civil e Polícia Militar, que trabalham em conjunto no CICC.
"Oxe, me respeite!"
O governo do Estado também oferecerá ações voltadas para a segurança das mulheres durante o evento. Tendas da campanha "Oxe, Me Respeite!" foram montadas nos três circuitos principais.
As tendas da campanha começaram a funcionar na quinta-feira (12) e segue até o fim da folia. As tendas "Oxe" tem horários de atendimento diferentes em cada circuito da cidade.
No Pelourinho, o serviço fica aberto das 14h às 2h;
Em Ondina, a tenda está instalada na Praça Eliana Kertész, também conhecida como Praça das Gordinhas, e funciona das 17h às 5h;
No Campo Grande, a tenda da campanha está na Praça do Campo Grande e estará aberta das 14h às 2h.
Para conscientizar os foliões, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), realizadora da campanha, distribuirá material de sensibilização com relação ao tema.
"Cuidar de Quem Cuida"
Cordeiras, catadoras de materiais recicláveis e ambulantes terão locais de acolhimento nos circuitos. O projeto "Cuidar de Quem Cuida" oferecerá serviços como apoio físico e emocional, massagem, escuta terapêutica e rodas de conversa.
As interessadas poderão acessar os serviços na sede da da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Ondina, e no Palácio da Aclamação, no Campo Grande.
LEIA TAMBÉM:
Homem é baleado após briga generalizada em circuito de carnaval em Salvador
Justiça determina que bloco comandado por Daniela Mercury volte a abrir desfiles na Barra
Entenda operação que fechou camarote no carnaval de Salvador, apreendeu avião avaliado em R$ 10 milhões e bloqueou R$ 230 milhões
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻